top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndré Silveira

A Via Açoriana

Longe de mim querer ser um Velho do Restelo do séc. XXI, mas os gráficos abaixo são muito preocupantes. Sem entrar em grandes extrapolações, parece-me que é caso para nos prepararmos para dias mais complicados. O mais surpreendente de tudo é que aparentemente não há nenhuma demonstração de preocupação por parte do governo e oposição. Uns passam a ideia de que tudo vai de vento em popa, e os outros estão demasiado preocupados com quem tem mais voos para as suas ilhas.


Este cenário causa ainda mais apreensão se olharmos para os desafios que se colocam à região nos próximos meses, dos quais destaco dois:


A SATA, sempre a SATA...

É por demais óbvio que será necessário re-capitalizar e reestruturar a empresa. Não se conhecem as contas de 2018 em detalhe, e portanto é impossível saber a dimensão das necessidades de capitalização, mas certamente serão na ordem das centenas de milhões de euros. Valor esse, que se sair do orçamento da região terá um tremendo impacto nas contas públicas, muito em especial no déficit. E todos nos recordamos o que aconteceu ao país quando déficit atingiu valores incomportáveis durante o governo do Eng.º Sócrates. Aqui a "receita" pode ser a mesma.


A Crise do Preço do Leite

A economia dos Açores continua totalmente dependente do sector primário, em particular da produção leiteira. Todas as previsões indicam que o preço do leite se manterá baixo dado excedente de produção na Europa. Este é um perfeito exemplo de como regulações de mercado, como foi o caso das quotas, no médio longo prazo têm efeitos perversos na economia. Este sector levará muitos anos até de re equilibrar. O Governo teve tempo mais do que suficiente para preparar o final das quotas. Optou pela negação do problema, aliás como habitual, e os resultados estão à vista. O principal sector económico dos Açores em total crise com efeitos de pressão e recessão em toda a economia.


Vasco Cordeiro falhou em toda a linha com a sua "Via Açoriana". Falhou o PS dos Açores que, principalmente nos últimos anos, não conseguiu provar que o seu modelo de desenvolvimento da Região é sustentável. Podíamos ainda abordar a vergonha que são os números do RSI em São Miguel, ou a total estagnação da melhoria do emprego apesar das dezenas de programas. A economia, como sempre, tratará de repor o caminho certo das coisas, e os Açorianos irão acordar da pior forma sentido na sua pele esta "Via Açoriana".


André Silveira




80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page