top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndré Silveira

Breve manual de voto para um Micaelense desesperado

Atualizado: 23 de out. de 2020

Uma primeira nota e declaração de interesses: Sou militante do PSD (sim eu sei que engolir o sapo de Duarte Freitas ir em primeiro pela compensação foi muito difícil, mas está feito, e juro aqui e agora vingar-me dos responsáveis por tal parvoíce, ou então não serei militante por muito mais tempo...)

Sou humanista, liberal, libertário de direita e reformista. Sou pela abolição da pena de morte, pela legalização do aborto regulamentado, pela legalização das drogas recreativa, pela livre opção sexual e pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, pelo livre mercado, pela iniciativa privada como motor do desenvolvimento e principal ferramenta de combate à pobreza, pela defesa do planeta, pela cultura como um dos pilares do desenvolvimento, pelo estado como regulador, pela democracia, pela liberdade de expressão e livre imprensa, pelo estado social, pela educação tendencialmente gratuita. Sou pelos Açores, pela autodeterminação dos Açorianos, mas primeiro por São Miguel a minha ilha.

Sou contra todo e qualquer fundamentalismo, contra o estado paternalista, contra a discriminação de género, sou anti racista e contra a estupidez humana no geral.

Dito isto, o manual que se segue é fruto das reflexões recentes acerca do sentido de voto nas regionais Açorianas 2020. É basicamente um exercício de opinião, que é a minha e de mais ninguém. Aos ofendidos, ofendam-se longe por favor.

Uma segunda nota aos Micaelenses, tenham fé. Um dia, serão representados e defendidos como merecem. Não me parece que seja desta vez, mas esse dia chegará.


A escolha nestas eleições é razoavelmente fácil. Mudar ou não. Na verdade, é mudar para um governo PSD, apoiado ou não por terceiros, ou manter o governo do PS apoiado ou não por terceiros. Este é o dilema que vai a eleições no próximo dia 25 de Outubro. Desta vez, as decisões estão quase todas em São Miguel que é a ilha com capacidade para mudar o quer que seja. Portanto, este é um manual com a minha opinião (opinião, ok? opinião. Vejam lá se não ficam muito ofendidos).


Irei tentar completar este manual ao longo da semana.


Admiro muito o PCTP-MRPP, até pelo papel que teve na história da democracia em Portugal no combate ao PCP. Um partido de gente com convicções fortes e inabaláveis. Não me revejo em nada do seu manifesto eleitoral, mas, que falta fazem partidos verdadeiramente ideológicos no panorama regional e nacional. Se é de esquerda e está verdadeiramente chateado com o mundo, vote no PCTP-MRPP, que mais não seja para que não desapareça, e para que o PS perca mais um voto.


Não há muito a dizer. O PAN, um partido de ideologia meramente animalista, está condenado a resumir-se a uma singularidade que mostra muito bem a sociedade do Séc. XXI, onde muitas vezes a vida de um gato vale mais do que a de um idoso. Se houve algo de positivo nesta pandemia, foi o re-centrar na vida humana e nos mais elementares valores em que se baseia a sociedade ocidental. Ninguém pode votar num partido que se ocupa de cãezinhos e gatinhos mais do que criar desenvolvimento económico-social. Aliás, no seu programa eleitoral não há uma nota decente sobre desenvolvimento económico nem combate à pobreza. As ideias ambientalistas são interessantes mas entende-se que no final centra-se tudo no bem estar animal. Todo o programa eleitoral é uma justificação para se chegar aos cãezinhos e gatinhos, e a ideias como o provedor do animal ou uma rede de veterinários públicos...Um partido que capitaliza na moda dos “maluquinhos dos animais”, e sim eu sei, há muitos. Não deve eleger ninguém portanto é um voto perdido, ou pior, a eleger, como na república, vai-se aliar ao PS mantendo tudo na mesma.


O CDS nos Açores é um forte aliado do sistema. Foi sempre assim que conseguiu ganhar algumas bandeiras que insiste em acenar aos incautos Açorianos que ainda se deixam convencer. Não tem uma ideia para os Açores. O seu líder usa uma política de guerrilha, muitas vezes populista, alimentado pelo mais elementar bairrismo contra São Miguel. A receita funcionou até os próprios Terceirenses entenderem que da Terceira o Dr. Artur Lima quer saber zero. Aliás, como bem ficou demonstrados pela sua tentativa de fuga para Lisboa com a sua recente candidatura a Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas. Perdeu.

Um partido que adiou sem data o seu congresso para que o seu líder se mantenha no poder até “dar jeito”, é um partido que não vive bem com a democracia.

O grande líder da Terceira, O Dr. Artur Lima, como sempre, fez as contas bem feitas, sabe que dificilmente será eleito pela Terceira e portanto garantiu-se no primeiro lugar da compensação. Sonha com ser governo, e portanto, votar no CDS é votar na manutenção do PS Açores no governo, e é votar contra São Miguel. Apesar de ter conseguido, de novo, convencer um bom candidato em São Miguel, o risco é todo esse esforço se limitar a garantir a eleição do Dr. Artur Lima. Portanto, se és Micaelense e queres mudança, depois do PS, o CDS é ultimo partido em quem votar.

(Actualização - a sondagem da Universidade Católica mostra claramente que muito dificilmente Artur Lima se elege pela Terceira.)


O Bloco é um partido a sério nos Açores. Gente que eu respeito e trabalho sério e sólido na ALRA. Mas é o mais sério candidato a uma geringonça Açores. À parte das partes malucas do seu programa eleitoral, é um projeto com pés e cabeça. Pela via das dúvidas, se a ideia é mudar, não é boa ideia votar no Bloco, a não ser que diga claramente ante de Domingo que não apoiará um governo socialista.


O Chega nos Açores optou por uma muito maior moderação do que a sua matriz no continente com André Ventura. Ainda bem! Ironicamente, e talvez por isso, não me parece que vá capitalizar tanto como se esperava na ascensão do partido no retângulo. Esperava-se que o líder nacional se empenhasse mais nesta campanha eleitoral. No entanto, seguindo a sua matriz populista de extrema direita, o partido poderá ocupar um espaço que está livre nos Açores. Se és radical de direita, vota no Chega e depois procura ajuda profissional com urgência. De qualquer modo, antes no Chega que no Artur Lima.


Paulo Estevão é um grande deputado e merece ter um grupo parlamentar. Em São Miguel optou por um arguido num caso de corrupção, alguém que já ganhou muito dinheiro em ajustes diretos e que não dignifica o excelente trabalho do PPM no Corvo. e nos Açores. Não tem qualquer hipótese de eleger por São Miguel ou até mesmo pela compensação. É uma tremenda injustiça o PPM não ter um grupo parlamentar nos Açores dado o trabalho feito no parlamento nas duas últimas legislaturas. Tem um excelente candidato na Terceira mas a opção em São Miguel pode por em causa o projeto no médio longo prazo.


Mais um partido em vias de extinção, mas dá gosto ver gente mais preocupada em pensar do que ganhar eleições. E não, não é um defeito. Excelente candidato mas no século XXI isso não chega, nem é o essencial para se eleger. O Livre cometeu um erro fatal com a sua deputada na república, veremos se algum dia se volta a levantar.


A CDU desistiu destas eleições antes de terem começado. Tive de ir ver quem era o cabeça de lista por São Miguel...O PCP é também um partido em vias de extinção (lenta e agoniante) e que há muito tempo abandonou São Miguel, ou os Micaelenses o abandonaram. Há que respeitar a coerência inabalável do PCP, para o bem e para o mal, mas esta extrema esquerda é tão, ou pior, que a outra extrema, ou que qualquer outro extremismo.

Se és de extrema esquerda e gostas do regime da Venezuela vota na CDU. Se tens menos de 40 anos e votas CDU, por favor menos drogas leves...


O projecto Aliança nos Açores ainda sobrevive enquanto no rectângulo está à beira da morte. Por cá, muito à custa da perseverança de Paulo Silva, ainda conseguiu se apresentar a eleições. No entanto, e porque


Não consegui perceber bem o intuito desta candidatura. De qualquer modo não vai eleger ninguém é um voto desperdiçado.


O PSD é o único partido que verdadeiramente apresentou um programa de governo, além do PS com o seu conjunto enorme de lugares comuns que nada dizem, e é o único em condições de suceder aos 24 anos de governação socialista. Não é um programa perfeito, longe disso, mas descreve uma ideia clara de alternativa com menos estado e mais iniciativa privada. José Manuel Bolieiro terá defeitos e virtudes mas é alguém que oferece credibilidade e experiência. Nomes como Sofia Ribeiro e Pedro Nascimento Cabral serão importante reforço a uma equipa que poderá ser histórica para a nossa terra. Temos de gramar com o Duarte Freitas, mas não há almoços grátis...A aposta segura de quem quer mudar deverá ser no PSD Açores. Penso que, quem pensa pragmaticamente e quer a mudança, concorda. Com a forte possibilidade de ganhar sem maioria absoluta, o desafio será o dia depois e com quem governará o PSD.

Sou suspeito para falar na Iniciativa Liberal, já que me identifico perfeitamente com os valores do Liberalismo e admiro pessoalmente Nuno Barata Almeida e Sousa. Deputados como ele, a defender ideias verdadeiramente liberais e diferentes, fazem muita falta ao parlamento regional que tem vindo a perder grandes parlamentares nos últimos anos. Se és de direita e liberal e não queres votar no PSD, a opção é a Iniciativa Liberal que certamente irá eleger o Nuno, pelo menos. Leva o prémio da melhor campanha eleitoral.


Pouco há mais a dizer sobre o PS Açores. Se achas mesmo que 24 anos não chegam, e que os Açores estão bem com a governação socialista, vota neles. Fazes um péssimo serviço aos Micaelenses e aos Açorianos, e atrasas a tua terra para que uns poucos possam viver à tua custa. Se achas que sermos a região mais pobre do país é aceitável, se achas que sermos a região do país com pior esperança média de vida, com o pior abandono escolar ou que tem baixado a percentagem de população com ensino superior. Se achas que os Açorianos devem pagar a SATA e as mordomias dos que vivem á sua volta, se achas bem sermos a região do país com mais RSI, ou se achas bem ou normal o nosso PIB divergir da Europa, então vota no PS e em Vasco Cordeiro. Vivemos num país livre e defenderei a liberdade com a vida se necessário para que tu possas fazer tal asneira.

Domingo poderá ser o dia da viragem dos Açores para uma nova era de desenvolvimento e progresso. Faz um favor a ti próprio. Vota!


André Silveira

289 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


helio.heliosilva
Oct 18, 2020

Até aqui inteiramente de acordo

Like
bottom of page