Elevador descendente
- André Silveira
- 27 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Ontem milhares de jovens Açorianos souberam da sua entrada no ensino superior. Acredito não haver nada mais importante do que o aumento da escolaridade como forte impulsionador do elevador social. Se os Açores são a região mais pobre do país, só o deixarão de ser com uma forte aposta na educação. Nos 24 anos de governação socialista gastaram-se centenas de milhões de euros em betão em escolas gigantes, muitas vezes mal projetadas, desadequadas e mal construídas. O manancial de dinheiro fácil muito fez pelas indústria da construção, que acabou por cair também fruto da economia "artificial" dos fundos europeus. Pior que isso, só os resultados.
O educação é provavelmente o pior dos imensos fracassos da "via açoriana" de Vasco Cordeiro e do PS/A. Falhou em toda a linha. Abandono escolar mais do dobro do país. E pasme-se, a percentagem de indivíduos com ensino superior regrediu nos últimos anos(!). Não estamos apenas piores que o resto do país, estamos cada vez mais piores num dos mais importantes indicadores de desenvolvimento.
A isto Vasco Cordeiro diz "pr'á frente é que é caminho". Se pr'á frente é que é caminho rumo a mais insucesso escolar e menos Açorianos com ensino superior, os Açorianos têm mesmo que acordar. Uma pequena conta populista, mas no entanto absolutamente real: Quantas bolsas de acessos ao ensino superior dariam as centenas de milhões de euros perdidos na SATA? O que preferem os Açores? Ensino ou alimentar uma empresa elefante branco que suga os recursos dos nossos impostos?
Façam um favor a vós próprios, em 25 de Outubro vão votar.
André Silveira
Comments